quarta-feira, 7 de abril de 2010

4° Sinal  – Guerras e rumores de Guerras (Mateus 24, Lucas 21)




Mateus 24:7-8

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores [de parto e de uma angústia intolerável]."

Lucas 21:11

"E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências (pragas: doenças epidêmicas malignas e contagiosas que são mortíferas e devastadoras); haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu."

O termo "nação contra nação, reino contra reino" usado aqui pelo Senhor Jesus, foi o mesmo termo usado em 2 Crônicas 15:1-7 e Isaías 19:1-2.



A história da humanidade sempre foi marcada pelas guerras. Porém , o século XX foi, sem sombra de dúvida, o século onde mais houve as maiores guerras ao redor do mundo. Guerras não só em quantidade, mas também em nível de devastação. Pelos noticiários, nós ficamos sabendo apenas das guerras que são notícias em âmbito mundial. Os conflitos menores acabam nem sendo noticiados. O terrorismo é uma modalidade de guerra que voltou com toda força no século XXI.

Porém, ao analisarmos Mateus 24:7-8 mais cuidadosamente, o Senhor Jesus diz que as guerras serão seguidas de fomes, de pestes, de terremotos em vários lugares. O versículo nos diz que não necessariamente as epidemias, as fomes e os terremotos acontecem por causa da guerra. Mas são vários eventos que acontecem sucessivamente e simultaneamente.




A Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram seguidas pela fome que a população passou, principalmente no período pós-guerra. O término da Primeira Guerra Mundial foi marcado pela grande epidemia de "influenza" (gripe espanhola) dizimando a população européia, em 1918.



Surge a AIDS, em meados dos anos 70, cuja vacina tem sido um desafio aos cientistas até os dias de hoje.



Após as guerras mais recentes, mais epidemias têm surgido no cenário mundial. É o caso do Ebola, oriundo do Zaire, na África, que surgiu nos anos 90, matando boa parte da população daquela região.



Ao mesmo tempo que a tecnologia aumentou no século XXI, os vírus também têm evoluído e se tornado cada vez mais fortes e perigosos. Em 2002 e 2003 aparece a SARS, ou a pneumonia atípica asiática, assustando a todo o globo terrestre e matando vários chineses em Hong Kong. Todas as autoridades no mundo todo entrou em alerta total nos aeroportos, portos marítimos etc., na tentativa de combater a epidemia.



Em 2004 a "gripe do frango" volta a assustar a Ásia, levando a produções granjeiras inteiras a serem sacrificadas, o que corresponde a milhões de frangos no mundo todo. Esta gripe é altamente transmissível ao ser humano e se propaga muito rapidamente. Pode levar o ser humano à morte.



Sobre os terremotos:



O número de terremotos têm aumentado assustadoramente durante os últimos 20 anos. Somente no ano de 2003, aconteceram mais de 100 terremotos com 5,0 graus ou mais na escala Richter, de acordo com o United States Geological Survey, dos EUA. Veja as últimas notícias deste site para ver o número alarmante de terremotos que aconteceram somente entre o fim de 2003 e começo de 2004.



Em Apocalipse 6, 11 e 16 estão previstos os piores terremotos da história. São terremotos de nível mundial.



O planeta Terra é composto de placas como se fossem gomos de uma bola de futebol, representando os continentes. A grosso modo, cada placa se chama "placa tectônica". Estas placas estão sempre em constante movimento. As falhas geológicas são os locais onde as placas se encontram, como se fossem emendas entre os gomos da bola de futebol.

Ao se movimentarem, estas placas se chocam e produzem o impacto chamado terremoto, ou abalo sísmico. O ponto onde elas se chocam é chamado epicentro. Porém o impacto é propagado, a partir do epicentro, de maneira circular (o mesmo efeito de se atirar uma pedra a um lago e ver as ondas do impacto da pedra se propagarem para mais longe em formato circular). Por onde as ondas passam, ocorrem abalos sísmicos.




Quando o terremoto acontece am alto mar, as vibrações das placas tectônicas formam os tsunamis (palavra japonesa para denominar "ondas gigantes") que podem invadir a costa, provocando devastações imensas (veja os links abaixo).



Os tsunamis, que são conseqüências dos terremotos, também são um sinal que precede a segunda vinda de Jesus Cristo. Está explicitamente citado por Jesus em Lucas 21:25-28:



"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações, em perplexidade [sem recursos, confusas, deixadas em dúvida, sem saber o que fazer] pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto [todos] os poderes do céu serão abalados. E então verão vir o Filho do Homem em uma nuvem, com poder e [Sua] grande glória [majestosa]. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima."



A atual preocupação dos geólogos é que estas placas estão se movimentando de tal maneira que, em algum momento no futuro, todas acabarão se movimentando juntas, produzindo terremotos mais devastadores e de nível mundial. Isto confirma Mateus 24 e também Apocalipse 6, 11 e 16.



TERREMOTOS AO LONGO DA HISTÓRIA:

Os terremotos são difíceis de serem previstos, quando acontecem em questão de segundos deixam um rasto de destruição derivando prejuízos financeiros e vítimas humanas.




Anualmente ocorrem cerca de 300 mil tremores em todo planeta, muitos deles não são percebidos. Esse fenômeno ocorre em diferentes intensidades e intervalos de tempo. A seguir os maiores terremotos registrados ao longo da história em distintos lugares do planeta:



• No ano de 1755, no dia 1º de novembro ocorreu na capital de Portugal, Lisboa, às 09h20min da manhã um grande terremoto que vitimou fatalmente pelo menos 100 mil pessoas. Segundo documentos da época, esse tremor registrou algo próximo de 9 graus na escala Richter.



• No dia 19 de setembro de 1985, o México presenciou a fúria de um abalo que provocou a destruição do Distrito Federal e a morte de milhares de vidas.



• No dia 14 de fevereiro de 1556, na cidade chinesa Shaanxi, ocorreu um grande tremor, apesar da imprecisão dos dados esse ocupa o segundo lugar quanto ao número de mortes provocadas por fenômenos naturais, pois 800 mil pessoas perderam suas vidas.



• Ainda na China, no dia 28 de julho de 1976, na cidade Tangshan, às 03h42min, um tremor de 8,2 graus na escala Richter com duração de 14 segundos deixou a cidade em total destruição e aproximadamente 242 mil pessoas mortas.



• No Japão, no dia 17 de janeiro de 1995, a cidade de Hanshin sofreu um abalo que durou somente 20 segundos, mas que resultou em prejuízos de 100 bilhões de dólares e saldo de 6,5 mil mortos.



• No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em um escala de varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que atingiu o litoral da América do Sul, Ilhas do Havaí a 10 quilômetros de distâncias.



• Em 1811, em 16 de dezembro na cidade Nova Madri, Estados Unidos, ocorreu o maior terremoto da história do país, com 8 graus na escala Richter.



• Em Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1994, no dia 17 janeiro, a cidade presenciou a fúria de um tremor que aconteceu às 04h30min com 6,7 graus na escala Richter.


  • Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro de 2010
  • 1 Mar 2010 ... O terremoto de 8,8 de magnitude que atingiu a região central do Chile.


Abril de 2010 duas pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas quando um terremoto de magnitude 7,2 abalou a área da fronteira entre o México eo Estado (

Nenhum comentário:

Postar um comentário