quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aumenta número de mortos pelas chuvas no Rio

RIO - A chuva que começou a cair na tarde de segunda-feira já provocou 102 mortes no Estado do Rio, segundo o último balanço do Corpo de Bombeiros. As vítimas são da capital e dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Nilópolis, Petrópolis e Paracambi.




Nesta quarta-feira, foram localizados dois corpos no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa; um outro no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e um no Morro do Turano, na Tijuca. Com isso, o número de vítimas fatais na capital chega a 41. Em Niterói, já foram encontrados 49 corpos que estavam soterrados. As demais vítimas foram localizadas em desmoronamentos em São Gonçalo (nove pessoas), Nilópolis (um), Paulo de Frontin (um ) e Petrópolis (um). De acordo com os Bombeiros, entre os mortos em Niterói também estão contabilizados os quatro corpos que foram resgatados por moradores da região



Segundo o secretário Sérgio Côrtes, o número de mortes deve aumentar porque ainda há pessoas soterradas.



De acordo com a Defesa Civil municipal, a chuva deve permanecer até amanhã. A cidade está em estado de atenção e, nesta quarta-feira, a previsão é de chuva moderada até o fim do dia. A prefeitura continua em alerta máximo apenas para as regiões com encostas e pede aos moradores destas áreas que procurem um local seguro, como casa de parentes ou abrigos do órgão.



Desde as 17h de segunda-feria até as 7h da manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil já recebeu 786 ocorrências, sendo a maior parte sobre desabamentos de imóveis, rachaduras, deslizamentos de barreiras e quedas de muros. Até o momento, 180 imóveis foram interditados e 2.134 pessoas estão desabrigadas.



O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias pelos mortos na catástrofe. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.



Oito bombeiros ficaram feridos ao resgatarem vítimas em Niterói. O prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, decretou estado de calamidade pública. Em Maricá, o prefeito Washington Quaquá decretou estado de emergência . O mesmo ocorreu em Araruama, onde mais de cem pessoas estão desabrigadas. O prefeito André Mônica disse que foi preciso evacuar o pronto socorro municipal e o pam. O Hospital Regional, a Delegacia de Polícia e outras repartições públicas estão ilhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário